A entrega e as regras da Informação Empresarial Simplificada (IES) e do SAF-T PT sofreram alterações que a sua empresa deve saber e que o seu software de gestão deve contemplar.
Para sua comodidade, conheça o resumo das principais mudanças a reter.

Quem está abrangido?
Empresas com contabilidade organizada ou se, enquanto empresário em nome individual, estiver obrigado à submissão do anexo A e I da IES, ou ainda, e em especial, se for contabilista certificado.

Principais datas a saber?
Com a nova portaria 31/2019 de 24 de janeiro, a maior parte das empresas terá agora de enviar ao fisco até 30 de abril o ficheiro SAF-T da contabilidade, o que permitirá que a Informação Empresarial Simplificada (IES) fique pré-preenchida, mas atenção, este prazo começa apenas em 2020.

IES pré-preenchida - Esta submissão prévia do SAF-T irá permitir o preenchimento automático prévio de vários campos dos Anexos A e I da IES, obtendo-se uma simplificação da entrega desses anexos.

Este prazo - Prazo fixado para que as empresas e contabilistas se possam adaptar às novas regras e também dar tempo à Autoridade Tributária e Aduaneira para se preparar para receber toda a informação que irá passar a ser enviada por milhares de empresas.

OE 2019 - Recorde-se que ficou também definido, com o novo Orçamento de Estado e a aprovação do e-fatura 2.0, que o ficheiro SAF-T da faturação irá também sofrer alterações na data de envio: as empresas passarão a ter de enviar a faturação mensal à Autoridade Tributária (AT) até dia 15 de cada mês, já a partir de fevereiro de 2019.

Principal alteração?
Com a nova portaria 32/2019 de 24 de janeiro, foi também aprovado o novo modelo de impresso do Anexo R da Informação Empresarial Simplificada, mas atenção, também esta alteração só será aplicável aos períodos de 2019 e seguintes.

Novo modelo - estarão incluídos novos campos para reporte de informação estatística necessária ao cadastro comercial da DGAE e foram introduzidas melhorias na informação atualmente já solicitada

Mas atenção - para as declarações de 2018 ou períodos anteriores mantém-se em vigor o modelo de impresso aprovado pela portaria 64-A/2011, de 3 de fevereiro.

Por fim, empresas que cessem atividade:
Deverão enviar à AT os dados extraídos do SAF-T da contabilidade até 60 dias após o fecho da empresa. No entanto, há exceção em 2019. Como é o primeiro ano, independentemente do mês de encerramento da empresa, o envio do SAF-T da contabilidade deverá ser só a partir do dia 01 de agosto.

1 de agosto - Considerando que a cessação de atividade seja igual ou anterior a 31 de julho.

OE 2019 - Recorde-se que para empresas que encerrem atividade, o OE 2019 veio alargar também o prazo de entrega de 30 para 90 dias do modelo 22 (declaração de IRC) e a IES.

Para informação pormenorizada consulte a portaria 31/2019 e a portaria 32/2019

Trata-se de uma das maiores violações de dados de sempre. No total, são 87GB de dados que envolvem 773 milhões de emails e mais de 21 milhões de passwords.

O investigador de segurança Troy Hunt descobriu uma violação de dados intitulado "Collection #1" que continha um total de 2,6 mil milhões de endereços de email e passwords de diferentes fontes.
No entanto, depois de limpar a base de dados e livrar-se das informações em duplicado, a base de dados foi reduzida para 772.904.991 endereços de email únicos. Já em termos de passwords, foram descobertas 21.222.975.

Segundo Troy Hunt, que construiu o site "Have I Been Pwnd" para que seja fácil descobrir se o seu email fez parte de alguma violação de dados, afirma que esta é a maior violação de dados a ser carregada no site.
"Tal como acontece com os endereços de e-mail, isso foi depois de implementar um monte de regras para limpar o máximo possível, removendo senhas que ainda estavam em forma de hash, ignorando cadeias que continham caracteres de controlo e aqueles que eram obviamente fragmentos de SQL", escreveu Hunt.

De acordo com o investigador "várias pessoas entraram em contato e direcionaram-me para uma grande coleção de arquivos no popular serviço cloud, MEGA". Os dados foram posteriormente retirados, mas não antes de o ficheiro ter sido partilhado em fóruns de hackers. Ao que tudo indica, esta coleção tem um total superior a 12 mil arquivos separados e mais de 87 GB de dados.

Saiba se o seu e-mail foi afetado pelo Collection #1 no site https://haveibeenpwned.com/

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A ARTVISION reforça o seu portfólio, com a inclusão da nova solução de monitorização de satisfação em tempo real (www.instant-opinion.net).
Trata-se de uma solução desenvolvida pela ARTVISION, que permite às organizações, obter informação sobre a satisfação do seu público (clientes e/ou colaboradores, fornecedores e restantes stakeholders), sobre produtos e/ou serviços.

A solução caracteriza-se por permitir a monitorização da satisfação em vários suportes digitais (website, blog, e-mail, digital signage) ou ainda em suportes físicos (documentos, flyers, brochuras, embalagens, entre outros), tudo de forma simples e intuitiva, através de um backoffice disponibilizado para o efeito.
A obtenção da avaliação e/ou comentários poderá ser efetuada através de um simples clique, scan de QR Code ou através de um terminal de recolha tipo quiosque.

A plataforma Instant-Opinion.net caracteriza-se ainda pela disponibilização de várias versões, entre as quais uma versão gratuita (com recurso a publicidade).

A falta de tempo ainda é a “desculpa” que recebe para a baixa participação nos seus surveys? Os resultados do último survey ainda refletem a realidade atual da sua organização?
“Foram, entre outras, questões que nos levaram a desenvolver a solução Instant Opinion”, refere Rui Oliveira, CEO da ARTVISION.
“Pretendemos dar acesso a tecnologia que permita a todas as organizações, independentemente da sua dimensão, medir a satisfação dos seus clientes, em qualquer altura, em formato digital ou tradicional,  recorrendo a simples questões que podem acompanhar a jornada do cliente em função dos processos que a entidade pretenda medir e assim poder tomar decisões mais acertadas com a informação recolhida.
Com o Instant Opinion as organizações ganham mais inputs sobre o que pensam os seus colaboradores, qual o sentimento dos seus clientes face à comunicação enviada, ao seu site, aos seus flyers, propostas ou reuniões?”

Para mais informações consulte o site www.instant-opinion.net

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