Atualmente, com as empresas a investirem cada vez mais no mundo digital e os sistemas de informação a tornarem-se cada vez mais tecnológicos e menos dependentes da utilização humana, a cibersegurança tornou-se um pilar fundamental para o sucesso e estabilidade das organizações.
A solução Cybersecurity é um serviço muito importante para o bom funcionamento das empresas, uma vez que protege os seus dados contra o acesso não autorizado ou roubo de informações, assegurando a sua privacidade (1). Evita perdas financeiras e os custos associados à recuperação dos incidentes. Garante que os sistemas e servidores da empresa se mantenham operacionais, mesmo após as tentativas de ataque. Por isso, manter uma estratégia de cibersegurança atualizada é essencial para a defesa contra novas tentativas de ataque. Permite que os funcionários trabalhem a partir de qualquer lugar com segurança, sem comprometer os dados da empresa.
Para além de fornecer às empresas vários tipos de segurança, consoante o tipo de problema que estas poderão enfrentar. Nomeadamente (2)
- Segurança de rede: Protege uma rede de computadores contra intrusos
- Segurança de aplicações: Protege todos os dados, desde a conceção da aplicação até à sua utilização.
- Segurança de informações: Protege a integridade e a privacidade dos dados
- Segurança operacional: Inclui os processos e decisões para tratamento e proteção dos arquivos com dados
- Recuperação de desastres: Restaura as suas operações, informações e dados após os ataques
Segundo o artigo de António Gameiro Marques (3), todas as empresas podem ser vítimas de ataques informáticos, mas aquelas que estão devidamente preparadas para quaisquer ataques, são as que têm uma recuperação mais rápida e facilitada, sem correr o risco de perder quaisquer informações.
A cibersegurança tens várias vantagens tanto para as empresas, como para os seus negócios (4):
- Proteção de dados mais sensíveis: Mantém os dados importantes, seguros e protegidos contra o acesso não autorizado e às invasões.
- Menor risco de invasão de dados: Reduzem a probabilidade e o impacto das violações de dados.
- Melhor deteção e reação a ataques: Ajuda as empresas a identificar vários métodos de ataque e a recuperar rapidamente quaisquer dados.
- Aumento da posição geral de segurança: Protege os dados sensíveis e também ajuda a criar um sentimento geral de segurança nas empresas.
Com o número constante de ataques informáticos e o aumento do trabalho à distância, as empresas confrontam-se com várias ameaças que comprometem os dados importantes das empresas. No nosso artigo “Conheça as ameaças de cibersegurança mais comuns para as empresas”, destacamos essas ameaças contudo, deixamos aqui alguns exemplos que poderá ter em consideração (5)
- Malware, um software malicioso que se pode infiltrar nos sistemas da empresa, causando danos significativos (Vírus, trojans e ransomware)
- Ataques de Negação de Serviço (DDoS), visam sobrecarregar os servidores da empresa, tornando os serviços inacessíveis.
- Falhas de Segurança em Dispositivos Móveis, com a utilização constante de dispositivos móveis no ambiente de trabalho, as vulnerabilidades dos sistemas operativos e das aplicações tornaram-se alvos atrativos.
- Falta de Atualizações e Patches, deixa as empresas vulneráveis a exploits conhecidos.
- Acesso Não Autorizado: falhas na gestão de acessos podem permitir a entrada não autorizada nos sistemas empresariais.
- Phishing: são utilizados e-mails e mensagens falsas para enganar funcionários e obter informações confidenciais.
A ARTVISION garante soluções e serviços de excelência para a definição e implementação de políticas de segurança na sua empresa.
Fale connosco.
Referências
- https://run.unl.pt/bitstream/10362/117660/1/TGI0405.pdf
- https://artvision.pt/a-importancia-ciberseguranca-empresa/
- https://www.pbs.up.pt/pt/artigos-e-eventos/artigos/artigo-por-que-e-a-ciberseguranca-tao-importante-para-os-negocios/
- https://cyberinsight.co/what-are-the-pros-of-cyber-security/
- https://artvision.pt/conheca-as-ameacas-mais-comuns-de-ciberseguranca-para-empresas/