Instalações vitais na atividade de uma empresa, os armazéns contam agora com aliados tecnológicos que permitem otimizar as operações e recursos disponíveis para fornecer serviços com um máximo de qualidade e um mínimo de custos. A visão de um armazém tradicional onde os trabalhadores moviam caixas de um lado para o outro, carregando e distribuindo paletes em empilhadores pertence cada vez mais ao passado.

Gerir um armazém já não é sinónimo de uma operação rotineira e simples: no ecossistema tecnológico dos armazéns atuais as mercadorias são recebidas, identificadas, classificadas e distribuídas de forma automática. Os sistemas mais avançados podem mesmo automatizar toda a operação dos fornecedores aos clientes.

A automação veio para ficar e está mais presente do que nunca nos novos armazéns inteligentes, melhorando o desempenho e a produtividade, aumentando a eficiência operacional e minimizando os erros e a intervenção humana.

A flexibilidade é uma das características dos sistemas inteligentes, o que permite às empresas do setor oferecer soluções adaptadas às necessidades em constante evolução dos seus clientes.

(…)
As soluções de gestão logística “são fundamentais em organizações de distribuição e transformação”, complementa Rafaela Fonseca, Business Manager da ArtVision, uma empresa que comercializa e implementa soluções de logística mobile.

Aluguer, mobilidade, e-commerce e IA são tendências do setor

(…)
Outra aposta forte, segundo Rafaela Fonseca, “é o aluguer, quer de software quer de equipamentos, uma vez que a evolução tecnológica em todas as vertentes deixou de justificar investimentos que poderão demorar vários anos a ser amortizados”.

A transformação digital permite que as soluções desenhadas para gestão logística tenham associada “uma espécie de inteligência artificial” que pode ser programada para agilizar processos, eliminar erro e organizar o espaço físico, despoletando com maior celeridade alertas de gestão, algo a que “os gestores estão cada vez mais sensíveis”, destacou, por outro lado, Rafaela Fonseca.

Na maioria das tarefas compensa mais o recurso à tecnologia do que os custos diretos e indiretos com fatores humanos, sublinha a responsável da ArtVision, perspetivando que, no futuro, haverá lugar a uma massificação da integração das plataformas de gestão com robótica.

(…)
Com um volume de faturação na ordem dos 1,4 milhões de euros, a estratégia de curto prazo da ArtVision passa por “reforçar o número de clientes que utilizam a solução logística”. Já no médio prazo, “os desafios são tremendos”, diz Rafaela Fonseca. As organizações “cada vez mais movimentam um maior volume de dados e tornam-se mais competitivas” para satisfazer os pedidos dos clientes, sustenta.
Existe ainda “um caminho a percorrer em Portugal, quer ao nível de transformação digital das localizações de armazém quer em termos de possível robótica associada à movimentação de produtos”, comenta a responsável da ArtVision. Embora exista tecnologia de ponta na gestão de armazéns, a nível mundial, no contexto da realidade económica do tecido empresarial português apenas se aplica “a percentagem mínima de áreas de negócio por causa do custo benefício dos investimentos envolvidos”.

Soluções e novidades para 2019
(...)
ARTVISION
A ArtVision comercializa e implementa soluções de gestão logística mobile ARTSOFT, que integram as componentes de receção, picking, expedição e inventariação, em APP para Android. Desta forma é possível recorrer a um maior número de equipamentos móveis, salvaguardando as características de comunicação e leitura de diferentes tipos de códigos.
A ArtVision tem um conjunto de parcerias estratégicas para assegurar ao cliente uma oferta robusta que é a principal exigência em contexto de armazém. A oferta ao nível de equipamentos é complementada com soluções de comunicações CISCO, que são fundamentais na garantia de integração de dados nos sistemas de gestão centralizada.

 Consulte aqui o artigo completo

Fonte: Logística e Transportes Hoje - Consulte aqui o artigo completo

Este site utiliza cookies para otimizar a sua experiência. Ao continuar a navegar neste site, está a concordar com o uso destes cookies. Saber mais. OK
VOLTAR AO TOPO